Connect with us
01 de Setembro de 2025

Cultura/Turismo

“Sons do Museu” retorna com repertório de música brasileira

Melodias de Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Donato, dentre tantos outros talentosos representantes da música brasileira ganharam o Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (27). Elas fazem parte da retomada de um projeto especial, o Sons do Museu, que volta ao seu antigo espaço após quatro anos de hiato.

Realizado pela Graduação em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o projeto oferece no auditório do MIS um repertório especial a estudantes e integrantes de projetos artísticos da Capital.

No palco, estudantes de Música que estão – literalmente – em prova. No currículo de disciplinas específicas do curso, a apresentação no MIS vale nota. E, na opinião da plateia, todos foram aprovados com louvor.

Já a plateia que acompanhou e aprovou o espetáculo era formada por 16 crianças que participam das ações artísticas, pedagógicas e sociais da Casa de Ensaio, entidade de Campo Grande que visa desenvolver o senso de cidadania e democracia por meio da arte.

Pela arte dos músicos Pedro Vicente, Pedro Zubko, Karla Coronel, Paulo Ricardo, Matheus Bernardo, Sofia Basso e Ana Paula, os jovens da Casa de Ensaio reconheceram instrumentos tradicionais, como a voz, violão clássico, contrabaixo elétrico e bateria e conheceram novidades: a flauta e a viola caipira de 10 cordas.

“Eles estão finalizando um semestre. Nesta apresentação especial os alunos do curso estão sendo avaliados em uma prova da disciplina de Música de Câmara e Prática. Valendo nota. Então eles escolhem o repertório, aqui voltado para a música brasileira, criam os arranjos e se apresentam”, explica o professor Pieter Rahmeier, responsável pelo projeto.

Projeto

“Os sons do Museu” é um projeto que busca difundir a Música Popular Brasileira e também a música erudita, bem como a prática instrumental. O projeto começou em 2016 e já levou ao MIS variadas apresentações voltadas para estudantes de escolas municipais e estaduais da Capital.

Os recitais são sempre instrumentais e participam acadêmicos de todos os semestres que tocam instrumentos variados como violino, flauta e violão, entre outros

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados