Cotidiano
Programa de Aquisição de Alimentos: Índígenas da Aldeia Uberaba entregam peixes a famílias guató em Corumbá
O Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF-SEMADESC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, deu um passo significativo para apoiar os pescadores indígenas da aldeia Uberaba.
Nove pescadores da aldeia, que fica na Ilha Ínsua, no município de Corumbá foram cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos, conhecido como PAA. O programa é vital porque ajuda a garantir a segurança alimentar e a valorização dos povos originários.
Nesta quinta-feira (24) aconteceu um momento muito especial: os pescadores realizaram a primeira entrega de pescado adquirido através do PAA.
Os peixes foram destinados às famílias indígenas Guató da região. É um gesto de solidariedade e apoio à cultura local, que valoriza não apenas a tradição da pesca, mas também fortalece laços comunitários.
Essa ação é um exemplo claro de como políticas públicas podem fazer a diferença na vida das pessoas. Ao apoiar os pescadores indígenas, o governo não só promove a segurança alimentar, mas também respeita e valoriza as tradições dos povos originários.
O Povo Guató habita um lugar de difícil acesso, na aldeia Uberaba, localizada na Ilha Ínsua, a 350 quilômetros de Corumbá, sendo o Rio Paraguai o único caminho para chegar até eles.
A ilha está localizada na divisa com a Bolívia e a viagem pode durar até 40 horas, dependendo das condições do rio e da embarcação. Em casos mais urgentes, também é possível chegar à aldeia de helicóptero.