Connect with us
28 de Setembro de 2025

agronegócio

Alta produtividade, faz segunda safra de milho alcançar 160 sc/ha em Sonora

A produção de milho na segunda safra de 2025 surpreendeu a família Introvini ao alcançar média de 160 sacas por hectare na propriedade em Sonora, Mato Grosso do Sul. O desempenho é resultado de escolhas estratégicas de genética, manejo de solo, controle de pragas e adubação, que permitiram à propriedade enfrentar o clima desafiador da região.

A propriedade também cultiva no município soja e mantém área de pecuária integrada. O planejamento cuidadoso e o investimento em tecnologia garantem que a operação consiga equilibrar produtividade e sustentabilidade, mesmo diante de veranicos e chuvas fora do padrão esperado.

A história da fazenda começou em 1974, quando o avô Carlos Introvini chegou ao Mato Grosso do Sul. Desde então, o grupo se expandiu naquele estado e em Mato Grosso, em Campo Novo do Parecis e região do Vale do Araguaia, cultivando soja, milho e algodão.

Eduardo Introvini, que cresceu na fazenda em Sonora, lembra: “Desde criança, desde bebê, fui criado aqui, sempre participando de plantio e colheita. Eu cresci gostando disso a vida inteira”.

A sucessão é tratada com cuidado, de acordo com ele. “A gente se capacita trabalhando, estando junto, vendo como funciona a operação, fazendo cursos, viajando, vendo como outras empresas fazem também. Eu acredito que estamos no caminho certo”, afirma Eduardo ao Especial Mais Milho, que integra o projeto Mais Milho do Canal Rural Mato Grosso.

Ele ressalta ainda a boa convivência familiar: “Como a gente é de uma geração mais nova, no início existia conflito geracional. Mas hoje está tudo em paz, graças a Deus. A gente está trabalhando bem alinhado. Todo mundo se entende e está dando certo”.

Na fazenda de Sonora, são 7.560 hectares de soja. O milho segunda safra costuma ocupar 5 mil hectares, porém devido ao atraso na semeadura da oleaginosa, a extensão foi reduzida para 3,6 mil hectares em 2025. Já a pecuária ocupa 1,5 mil hectares.

Combinando tradição, tecnologia e cuidado com o solo, a família Introvini conseguiu extrair o máximo da segunda safra de milho em Sonora, assim como em outras propriedades do grupo. A média histórica de 160 sacas por hectare registrada em 2025 mostra que planejamento, manejo e genética podem superar desafios naturais de clima adverso e garantir resultados expressivos na agricultura familiar de larga escala.

“Ano passado tivemos estresse hídrico e fechamos uma média de 90 sacas de milho. Esse ano conseguimos 155, 160 sacas. Para nossa região, isso é excelente”, afirma ao Canal Rural Mato Grosso.

A antecipação do plantio da soja, salienta o produtor, e do milho ajuda a reduzir riscos. “Um pouco é sorte. A gente não manda no clima, espera que comece a chover no final de setembro e início de outubro. Algumas áreas acabam tendo que replantar, mas faz parte”.

Assista ao episódio completo do Especial Mais Milho aqui.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados