Connect with us
05 de Dezembro de 2024

Economia

Fiems participa de lançamento da campanha #TodasPorElas pelo fim do feminicídio

A assessora do Núcleo de ESG e Sustentabilidade da Fiems, Cláudia Borges, participou, nesta quarta-feira (07/08), do lançamento da campanha #TodasPorElas pelo fim do feminicídio, realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Somente no ano passado, 1.467 mulheres foram mortas por razão de gênero no Brasil, o maior número já registrado desde que a Lei nº 13.104/2015 foi criada. Diante da grave realidade, os três poderes do Estado de Mato Grosso do Sul – Legislativo, Judiciário e Executivo – uniram-se em iniciativa histórica.

A campanha #TodosPorElas tem por objetivo realizar um movimento solidário de responsabilidade social para combater, prevenir e erradicar o feminicídio.

Para Claudia Borges, como signatária do Pacto Global, é essencial que a Fiems apoie iniciativas como esta, já que a igualdade de gênero faz parte de um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Precisamos apoiar iniciativas que firmam compromisso em levar essa bandeira junto às entidades, junto às indústrias e à sociedade. Faz parte dos nossos compromissos estarmos juntos para combater situações tão deprimentes que acabam afetando a vida das mulheres, como é a questão do feminicídio. Então, é papel da Fiems estar junto no combate à violência”, ressaltou.

Durante o evento, os representantes das instituições também assinaram o termo de adesão à campanha, que faz parte das ações do Agosto Lilás.

O lançamento da ação ocorre justamente no dia em que a Lei Maria da Penha, que pune e coíbe crimes de violência contra a mulher, completa 18 anos. Representante do Judiciário, a desembargadora Jaceguara Dantas, coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar de MS, inclusive, relembrou que a legislação é considerada uma das mais avançadas do mundo, mas carece de mais efetividade. “Estamos trabalhando muito na vertente repressiva, mas precisamos trabalhar também na vertente preventiva”.

Já a secretária de Estado da Cidadania de MS, Viviane Luiza, ressaltou o contraste entre a epidemia de violência de gênero no país e o sucesso do Brasil nas Olimpíadas de Paris, com o número de 14 medalhas, sendo dez conquistadas por mulheres, demonstrando a força deste grupo e a necessidade de valorização. “Não estamos só lutando para zerar a violência, mas para que todas nós mulheres nos sintamos seguras”.

A campanha #TodosPorElas tem foco na sensibilização e mobilização tanto das instituições, empresas e principalmente da sociedade civil, podendo ser acessada por meio do compartilhamento de peças disponibilizadas gradativamente, bem como pela hashtag #TodosPorElas nas redes sociais. Também é possível apoiar usando o coração lilás, símbolo do movimento.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados