Connect with us
03 de Dezembro de 2024

Empreendedorismo

Sebrae/MS lança Programa Cidade Empreendedora no 2º Congresso dos Municípios

Programa abre novo edital em 2025 e oferece soluções para a promoção do desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios

 

Com a proposta de preparar os gestores públicos para enfrentarem desafios e implementarem soluções inovadoras, o 2º Congresso de Municípios de Mato Grosso do Sul, que teve início na segunda-feira (4) e encerra-se hoje (6), trouxe para representantes das 79 cidades do Estado conhecimento sobre contexto econômico, desenvolvimento regional e liderança. Realizado pela Associação dos Municípios de MS (Assomasul), em parceria com o Sebrae/MS, o evento contou com o apoio do Governo do Estado e promoveu, ao todo, seis painéis e nove palestras.

A programação buscou fomentar o diálogo sobre políticas públicas com a participação de especialistas convidados, além de mostrar ao público caminhos que podem ser adotados para transformar a realidade dos territórios. Nesse contexto, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou o fomento ao empreendedorismo como estratégia para promover o desenvolvimento, ao apresentar aos líderes do executivo, nessa terça-feira (6), o programa Cidade Empreendedora que abre novo edital em 2025 para adesão de municípios interessados.

Com ferramentas que visam a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do comércio local, a iniciativa executada pela instituição oferece apoio aos empresários da cidade com conhecimento para que possam melhorar o negócio e acessar novos mercados, juntamente com o suporte à prefeitura na desburocratização de processos e melhorias em áreas como compras públicas, inovação e liderança.

“O Sebrae trabalha com mais de duas mil prefeituras em todo o Brasil, então, apresentamos aqui um programa consolidado que já trouxe resultados para Mato Grosso do sul. Temos um cardápio de soluções para atender as gestões municipais, de acordo com o momento em que elas estejam vivendo, para que a gente possa criar um ambiente favorável para os pequenos negócios. A principal rua do comércio de uma cidade é o local onde se gera emprego e renda e o nosso objetivo é incluir esse empreendedor no processo de desenvolvimento para alavancar a economia das cidades”, destacou Mendonça.

Desde 2018, o Cidade Empreendedora é executado em Mato Grosso do Sul e, ao todo, já atendeu 45 municípios, o que corresponde a 57% das cidades do Estado. Somente no último ciclo, 36 municípios foram contemplados e obtiveram resultados expressivos. No total, em 15 meses, entre 2023 e 2024, foram registradas a abertura de 26,4 mil novas empresas e a formalização de 11,6 mil microempreendedores individuais. Além disso, houve redução do tempo médio de abertura de novos negócios em 94% dos municípios atendidos.

Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, participou do painel e expôs os resultados alcançados pelo município com o programa Cidade Empreendedora.

Maracaju esteve entre as cidades participantes do programa. O município foi acompanhado por três ciclos: 2019/2020, 2021/2022 e 2023/2024 – o último denominado “Expansão”. Para falar sobre os impactos do programa, o prefeito Marcos Calderan também participou do painel e ressaltou as conquistas alcançadas.

“Tivemos grandes ações em Maracaju, como apoio aos empresários, às pessoas que quiseram regularizar a sua situação como MEI na nossa Sala do Empreendedor, que é um instrumento fantástico para fomentar a economia do município, sem falar do trabalho em outras áreas como agricultura familiar e inovação. Então, o Cidade Empreendedora é um apoio que as prefeituras têm do Sebrae e deve ser considerado um investimento, pois traz inúmeros benefícios para a cidade e eu sou testemunha disso”, expôs o prefeito.

De acordo com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o trabalho desenvolvido pelo Sebrae tem sido de suma importância para apoiar as gestões municipais e contribuir para o desenvolvimento do Estado. “É uma instituição que tem tido um papel fundamental por trabalhar com os municípios nesse direcionamento, oferecendo suporte para promover a competitividade das cidades com o fomento ao empreendedorismo. É algo muito relevante para levar todo esse ciclo de crescimento a cada um dos municípios”, concluiu.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados